Síntese de P2P a partir de éteres de glicidato BMK

Saul

Don't buy from me
Resident
Joined
May 1, 2022
Messages
325
Reaction score
134
Points
43
Esta é a preparação da fenilacetona P2P CAS 103-79-7 feita com o ácido glicídico BMK (sal de sódio) CAS 5449-12-7, cujo ingrediente principal é o ácido sulfônico com 75% de força CAS 7664-38-2.
-------------------------------------------------- ------------------------------
Vamos preparar 1 kg de BMK
Pegue um balão de pescoço duplo de 5 litros
adicione 500 ml de água fervente e comece com o misturador.
Agora, adicione lentamente 1 kg de sal BMK. Em seguida, adicione 1 litro de ácido sulfônico. Agora, conecte o refluxo e aqueça o conteúdo do frasco até a temperatura máxima, mais ou menos 130°C. Use um misturador potente.
Deixe ferver em refluxo por 4 horas.
pegue a camada superior e despeje-a em um copo medidor.
deixe a camada inferior esfriar e guarde-a para a próxima vez. (não temos resíduos químicos para esse método de preparação)

agora ferva 1 litro de água e adicione-o ao copo medidor. use um mixer manual para misturar tudo.
Depois de misturar por alguns minutos, deixe o copo de medição esfriar até a temperatura ambiente.
remova a camada branca superior (que é água e resíduos que não precisamos)
a camada inferior é P2P purificada e pronta para uso.

ps: nessa preparação, não precisamos nos preocupar com a água restante em nosso P2P porque a água pesa menos que o P2P

ps2: se você mantiver essas proporções, o P2P terá um valor de pH de 4.
Se você usar mais ácido sulfônico, o valor de pH cairá para 1. Portanto, não é necessário usar muito ácido sulfônico.
 
Last edited by a moderator:
View previous replies…

Costa

Don't buy from me
New Member
Joined
Dec 10, 2022
Messages
14
Reaction score
9
Points
3
Oi Tor,
O que você faz com a camada inferior que você guarda?
"Deixe a camada inferior esfriar e guarde-a para a próxima vez. (não temos resíduos químicos para esse método de preparação)"
Você faz uma extração para obter o P2P restante diluído ali? ou você o adiciona ao BMK e ao ácido fosfórico em um novo processo, desde o início?
 

Jesse_Pinkman_

Don't buy from me
Resident
Language
🇩🇪
Joined
Sep 23, 2022
Messages
157
Reaction score
72
Points
28
Obrigado, amigo
 

Saul

Don't buy from me
Resident
Joined
May 1, 2022
Messages
325
Reaction score
134
Points
43
@Costa

1 kg de sal Bmk = 700 ml de P2P

você não precisa de DCM
Você não precisa de destilação a vapor
Você precisa de H2o para purificação e algum tempo (24 horas) para separar o produto final p2p
 

Andrzej

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 3, 2023
Messages
10
Reaction score
5
Points
3
É possível conectar os dois métodos (destilação a vapor e destilação a vácuo)? Ou o autor se referia apenas à técnica padrão de destilação a vapor?
 

w2x3f5

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
358
Reaction score
178
Points
43
A destilação a vapor de água batida funciona muito bem, você precisa de 10 gramas de vapor por mililitro de cetona, o valor do vapor flutua muito. A destilação a vapor superaquecido funciona melhor.
A destilação a vácuo faz sentido se você tiver um acessório de aranha, pois será possível fracionar a cetona (leve para a próxima etapa somente o corpo de cetona de maior pureza).
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Falei sobre a destilação convencional em atmosfera no tópico. Você pode usar a destilação a vapor, como disse @w2x3f5.
 

w2x3f5

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
358
Reaction score
178
Points
43
Por favor, diga-me a que pressão/temperatura e outras nuances você remove a cetona com vapor d'água no vácuo. muito interessante, já que a corrida de vapor usual tem uma história muito longa. Muito obrigado!
 

Andrzej

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 3, 2023
Messages
10
Reaction score
5
Points
3
1) Misture 20g de 5449-12-7, 60mL de água e 40mL de HCl concentrado (hcl adicionado lentamente em temperatura ambiente) - de acordo com a proporção do procedimento
2) Agitado por 3 horas a 82-84 graus Celsius.
3)Extraído 3x20mL de DCM e lavado com solução concentrada de nacl (salmoura); seco com MgSO4; dcm evaporado em banho-maria.

Obtive um rendimento muito ruim: 6g de P2P


1) Como posso melhorar o rendimento?

2) A solução concentrada de NaCl como "salmoura" é adequada para esse procedimento? (Qual concentração de NaCl é suficiente?)

3) Qual a quantidade (mL) de salmoura que deve ser usada para lavar a mistura de reação nessa escala?

4) Se o objetivo da lavagem com salmoura é neutralizar a mistura de reação após a hidrólise ácida, não seria melhor usar uma solução de hidrocarbonato de sódio em vez de NaCl?
 

w2x3f5

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
358
Reaction score
178
Points
43
Por que todo mundo está tentando usar ácido clorídrico e todo mundo tem um rendimento de produto quando isso acontece?
Use a hidrólise em ácido fosfórico concentrado, não adicione água. Pessoalmente, obtive um rendimento de 80%.
 
View previous replies…

Andrzej

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 3, 2023
Messages
10
Reaction score
5
Points
3
Muito obrigado por sua orientação. Tentarei responder qual é o resultado.
Que proporção de ácido fosfórico para sal de sódio de ácido bmk-glicídico, temperatura e tempo de reação você aplica?
1:1 e 80-90 graus e 3 horas ou mais?
 

w2x3f5

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
358
Reaction score
178
Points
43
1 para 1, tome 100 ml de ácido fosfórico por 100 gramas de glicidato (é preciso obter uma mistura homogênea sem camadas). Aquecimento até 115-120 graus, não mais que isso. A reação não é controlada pelo tempo, o fim da reação é determinado quando os gases deixam de ser liberados. A síntese é mais rápida no micro-ondas.
 

w2x3f5

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
358
Reaction score
178
Points
43
Usei o glicidato (mais rentável e mais barato), mas com o sal de sódio tudo é igual, o rendimento é cerca de 80% da teoria. Uma pessoa do fórum montou a síntese no microondas com glicidato de sal de sódio e obteve um rendimento de 60%, mas cometeu vários erros ao isolar o p2p (a temperatura não era superior a 80 graus, ele não neutralizou a mistura, não extraiu o p2p com um solvente, apenas coletou a camada superior do p2p e a sobrepôs no vácuo).
 

hy16a

Don't buy from me
Member
Joined
Feb 26, 2023
Messages
3
Reaction score
1
Points
1
Quanto tempo leva para a temperatura de destilação chegar a 200 graus durante o processo de purificação?
 

w2x3f5

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
358
Reaction score
178
Points
43
para que servem os 200 graus??? a cetona ficará ruim, ou a destilação a vapor ou a destilação a vácuo
 

Andrzej

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 3, 2023
Messages
10
Reaction score
5
Points
3
Ontem experimentei o método com o micro-ondas e, de fato, o resultado é interessante.
Misturei 20g de 5449-12-7 e 20mL de ácido ortofosfórico a 85% em uma panela.
Coloquei no forno de micro-ondas (700W) e configurei a potência mais baixa. 5 a 7 segundos de aquecimento e 10 a 15 segundos de pausa para misturar e esfriar a mistura porque a temperatura estava muito alta. Em suma, 1 minuto de aquecimento ativo.
Após o aquecimento, adicionamos 50 ml de água destilada.
Em seguida, extraiu-se com éter dietílico (3x20mL) e lavou-se com salmoura (3x100mL).
Seco com sulfato de magnésio e evaporado com éter:
LfjNs2FD9c

Obtive um produto de boa aparência, mas apenas 7g de 20g de pó.
Tentei novamente e aqueci no micro-ondas por mais tempo - 2 minutos -, mas não houve diferença - o mesmo rendimento (fiquei com medo de superaquecimento, pois o calor excessivo no micro-ondas resulta na criação de uma superfície sólida e transparente, semelhante a vidro, que não pode ser removida do forno).
Existe algum método para melhorar o rendimento no microondas? Porque agora ele ainda está entre 30-40%?
 

41Dxflatline

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 23, 2022
Messages
320
Solutions
1
Reaction score
156
Points
43
Fiz isso ontem e obtive quase exatamente o mesmo resultado. No entanto, uma coisa que observei foi que, quando não misturei imediatamente, parecia que mais p2p estava se formando, mas, ao misturar, ele não retornou à superfície. Algum tipo de emulsificação com a camada inferior ou uma observação errada de minha parte?
 
View previous replies…

41Dxflatline

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 23, 2022
Messages
320
Solutions
1
Reaction score
156
Points
43
Tenho certeza de que ele tirou essa foto em temperatura ambiente.
 

w2x3f5

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
358
Reaction score
178
Points
43
Para ser preciso, há uma mistura de p2p e ácido glicídico, por isso ele não cristaliza em temperatura ambiente
 

Andrzej

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 3, 2023
Messages
10
Reaction score
5
Points
3
Fotos adicionais.
Depois de retirado do forno de micro-ondas:
HuT3KJexY2
DU1AZWbQKo

E depois de adicionar 50 ml de água:
FUqkeQWL4i
R8kPeE7KFL

O rendimento é um problema... ainda entre 30-40%
 

w2x3f5

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
358
Reaction score
178
Points
43
Em ambos os casos, a reação não foi até o fim, é impossível lavar a cetona com água pura, ou salmoura, ou lavar a cetona em um solvente orgânico (diclorometano, por exemplo) com água salgada.
 
Top