Síntese de 4'-metilpropiofenona a partir de tolueno por reação de Friedel-Crafts (1kg+ escala)

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,048
Points
93
Esquema de reação:
H0AOG9Lmgc

Reagentes:
Cloreto de propionilo - 1000 g,
Tolueno - 3000 ml,
AlCl3 anidro - 1500 g.

Equipamento:
Balão,
Condensador de refluxo,
Funil de gotejamento,
Destilador (condensador reto),
Agitador mecânico.

Todas as partes do dispositivo devem ser cuidadosamente secas. O tolueno aplica-se anidro e é tomado em excesso, pois serve de solvente.

Síntese:
1. Num balão, equipado com um condensador de refluxo, um tubo de secagem de cloreto de cálcio, um funil de gotejamento e um agitador mecânico, colocar cloreto de alumínio e tolueno.
2. Começar a agitar e adicionar gota a gota o cloreto de propionilo com tal velocidade que o cloreto de hidrogénio se liberte uniformemente.
3. No caso de uma reação rápida, é necessário um arrefecimento exterior.
4. O fim da reação é determinado pela cessação da libertação de cloreto de hidrogénio.
5. Após a conclusão da reação, a mistura reacional foi vertida em gelo picado e adicionada uma solução diluída de ácido clorídrico para dissolver o precipitado de hidróxido de alumínio.
6. Separar a camada superior de benzeno da camada inferior de água.
7. Da camada aquosa extrai-se 4-metilpropiofenona com uma pequena quantidade de benzeno.
8. As soluções de benzeno são condensadas e lavadas com uma solução diluída de hidróxido de sódio, água e sulfato de magnésio ou de sódio seco.
9. Após destilação do tolueno, obtém-se a 4-metilpropiofenona (bp 239 *С).
 
Last edited by a moderator:

Oxygen

Don't buy from me
New Member
Joined
Nov 28, 2021
Messages
1
Reaction score
0
Points
1
Havia uma alternativa para agitador mecânico?
 

AgamemnonFromTroy

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jan 19, 2024
Messages
78
Reaction score
55
Points
18
Uma alternativa seria um forte agitador magnético, embora os grandes sejam bastante caros e seja mais económico comprar um mecânico.
 

Hans-Dietrich

Don't buy from me
New Member
Joined
Dec 4, 2021
Messages
47
Reaction score
45
Points
18

Por exemplo, qual é a alternativa ??? O volume da massa de reação é de aproximadamente 5,5 litros, logo o reator é pelo menos duas vezes maior. As substâncias são extremamente agressivas. Não estou a ver nenhuma alternativa. É necessário utilizar um reator (aço inoxidável) com um agitador mecânico e um gás de combustão para a síntese. Fato de proteção (corpo inteiro) com botas e luvas e uma máscara de gás (cabeça completa). É igualmente necessário ter em conta a grande quantidade de calor gerado durante a reação.
 
Last edited:

Deedubbau

Don't buy from me
New Member
Joined
Apr 24, 2022
Messages
3
Reaction score
4
Points
1

Sr. Segurança para o resgate....

Sim, é melhor certificar-se de que está a usar todo o equipamento de proteção. Porque se seguir este conselho e utilizar aço inoxidável, vai ter um desastre nas suas mãos. O aço inoxidável é rapidamente atacado por ácidos orgânicos e cloretos. Por isso, quando aqueceres esta mistura, é melhor estares preparado para correr.... ou então fica com o vidro
 

The-Hive

Moderator in UK section
Resident
Joined
Jun 20, 2023
Messages
468
Reaction score
239
Points
43
Deals
1
Utilizo recipientes de aço inoxidável para reacções de maior dimensão e, até agora, tudo bem.
 

Tony

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 22, 2022
Messages
5
Reaction score
1
Points
3
Por favor, podem fazer um vídeo de síntese, que me ajude a sintetizar a mefedrona, e que ajude todos os principiantes a fazer uma mefedrona, será o vídeo mais importante para eu fazer uma mefedrona, porque no meu país não a encontrei para comprar (metilpropiopenona), por isso tenho de a sintetizar, e peço desculpa pelo meu inglês, sou do Egipto, as minhas saudações 🙏💪 @William Dampier
 

Netflix

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 9, 2022
Messages
54
Reaction score
52
Points
18
Comprar 2b4m é legal na Polónia e é barato
 

Tony

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 22, 2022
Messages
5
Reaction score
1
Points
3
O que é que eu quero dizer com isto?
 

hlebsladky2

Don't buy from me
New Member
Joined
Apr 10, 2022
Messages
12
Reaction score
3
Points
3
Qual é o rendimento possível?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1

estimated

Don't buy from me
New Member
Joined
Nov 5, 2022
Messages
2
Reaction score
0
Points
1
Olá, o tolueno pode ser substituído por xileno?
 

plancklong

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jul 7, 2022
Messages
36
Reaction score
13
Points
8
Não. O tolueno não é apenas o solvente. É a base para a 4-metilpropiofenona:

XFJZp7u8Yi


Que xileno tinha em mente, o, m, ou p? Não interessa, provavelmente é uma mistura dos 3:

VjTNtYQsw1


Se usasse estes, consegue ver que NÃO estaria a sintetizar 4-metilpropiofenona?
 

AgamemnonFromTroy

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jan 19, 2024
Messages
78
Reaction score
55
Points
18
Pode sintetizar o tolueno a partir do xileno por hidrogenação, embora o tolueno seja muito fácil de obter, pelo que não é muito prático fazê-lo.
 
  • Like
Reactions: THR

reza

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 5, 2022
Messages
13
Reaction score
13
Points
3
Após a conclusão da reação, a mistura reacional foi vertida em gelo picado e foi adicionada uma solução de ácido clorídrico diluído para dissolver o precipitado de hidróxido de alumínio. O quinto passo é um pouco complicado
Pode explicar melhor, quer dizer colocar o recipiente com a mistura da reação num recipiente com gelo? Qual a quantidade de ácido clorídrico concentrado?
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
512
Points
63
Deals
5
A água gelada ajudará a dissolver as impurezas solúveis, bem como a arrefecer a exotérmica da reação do HCl com os compostos de alumínio.
A água gelada ajudará a dissolver as impurezas solúveis, bem como a arrefecer a exotérmica da reação do HCl com os compostos de alumínio.
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,403
Solutions
4
Reaction score
960
Points
113
Deals
1
Eita! Se alguém souber de uma fonte ou síntese fácil para o cloreto de propoinilo?
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,403
Solutions
4
Reaction score
960
Points
113
Deals
1
📨
 

Lev

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 14, 2023
Messages
9
Reaction score
9
Points
3
Boa tarde amigos, por favor digam-me onde posso ver o vídeo tutorial para a síntese da 4-metilpropiofenona?
 

reza

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 5, 2022
Messages
13
Reaction score
13
Points
3
A destilação em vácuo significa? Não tenho um evaporador rotativo, preciso de um?
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
512
Points
63
Deals
5
Tanto quanto sei, a 4-metil propiofenona é um pouco estável no ar, por isso pode deixar o tolueno evaporar se quiser
 

reza

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 5, 2022
Messages
13
Reaction score
13
Points
3
Isso quer dizer que eu não aqueço? Não acham que vai demorar muito tempo a evaporar completamente?
Obrigado pela vossa opinião e conselho
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
512
Points
63
Deals
5
Sim, é possível, o tolueno evapora-se muito rapidamente, mesmo à temperatura ambiente.
Também se pode aquecer suavemente num banho de água
 
Top