Question forma segura de libertar hidrogénio gasoso?

mithyl2

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Aug 19, 2022
Messages
264
Reaction score
27
Points
28
Uma vez que o gás hidrogénio é combustível com o ar, qual é a melhor maneira de lidar com o gás hidrogénio quando estou a fazer uma reação que o produz? (Para além de usar uma hotte profissional).
 

cesc

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 25, 2023
Messages
7
Reaction score
2
Points
1
Zinco HCl ?
 

mithyl2

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Aug 19, 2022
Messages
264
Reaction score
27
Points
28
pode explicar melhor?
 

cesc

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 25, 2023
Messages
7
Reaction score
2
Points
1
Significado redox. Não atirar H2 para o espaço 🤣
 

mithyl2

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Aug 19, 2022
Messages
264
Reaction score
27
Points
28
Então, adiciono zinco hcl à solução com borohidreto de sódio para reduzir a sua explosividade?
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
675
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
Se estiver assim tão preocupado, passe uma mangueira do topo do condensador para o exterior.
Mas se estiver apenas a reduzir com borohidreto, por exemplo, uma janela aberta e uma ventoinha a funcionar são suficientes
 

mithyl2

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Aug 19, 2022
Messages
264
Reaction score
27
Points
28
mas o gás hidrogénio não é combustível com o ar?
 

archae

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 25, 2022
Messages
77
Reaction score
66
Points
18
Ou seja, o H2 pode causar uma explosão numa concentração mínima de 4%. Para que seja uma preocupação real, seria necessário utilizar uma grande quantidade de H2 para encher uma sala normal nesta altura.

Se ventilar corretamente o seu espaço de trabalho, isso não deverá ser um problema.
 

cesc

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 25, 2023
Messages
7
Reaction score
2
Points
1
Olá. Tanto quanto sei, o H é inflamável com fogos de facto,
 

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
545
Reaction score
298
Points
63
Depende realmente da quantidade de gás evoluído, por isso, se este não for um grande volume, pode também colocar um balão previamente insuflado e depois esvaziado no final da sua instalação, à medida que este se insufla, a pressão no sistema aumenta (o que é muitas vezes desejado nas reacções de hidrogenação) e, em vez de o deixar rebentar, pode mudá-lo e esvaziar o balão cheio. A vantagem do H2 é que é mais leve do que o ar, pelo que terá tendência a escapar de uma sala com uma corrente de ar e depois acumular-se para formar misturas explosivas com O2 na atmosfera (a razão pela qual o Et2O é um solvente perigoso é que se acumula no chão e quando chega ao nariz pode ser demasiado tarde). Espero que isto ajude.
 

mithyl2

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Aug 19, 2022
Messages
264
Reaction score
27
Points
28
era exatamente isso que eu estava a pensar, embora se o balão rebentar por acidente antes de eu o mudar, talvez possa causar uma explosão através de uma rápida libertação de pressão ou estática.

eu ia colocar uma mangueira a sair do meu condensador para o exterior da janela. mas continuo um pouco paranoico/preocupado com explosões. acho que vou ter de fazer isto.
 

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
545
Reaction score
298
Points
63
Escolheste o método mais preferido, mas não te preocupes, o H2 flutua melhor do que o He e diluir-se-á na atmosfera exterior, subindo e afastando-se da fonte (certifica-te de que a mangueira está ligada ao exterior a partir do ponto mais alto, para evitar que o gás seja expelido pelo vento).
 

sharetea

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 19, 2023
Messages
19
Reaction score
8
Points
3
A forma correcta é canalizá-la e colocar um pára-chamas na extremidade.

No entanto, uma mangueira/tubo para o exterior deve ser suficiente, desde que não esteja preso

o hidrogénio é mais leve do que o ar. Pense num balão de hélio. De certeza que toda a gente já teve a experiência de perder um balão de hélio.

Pensem em 3 segundos depois de largarem o balão.

Onde está o balão agora?
Consegue apanhar o balão de volta?

O balão representa perigo de explosão? Com que rapidez saiu do nosso perímetro.

O caminho para o céu deve ser feito sem obstáculos.

Não o deixem acumular-se na sala onde estão a trabalhar.

Na maioria das reacções não é necessário ter um sistema fechado para evitar a acumulação de pressão/explosões.

A não ser que estejamos a fazer uma bomba de pressão onde temos vasos de pressão.

Eu não usaria um balão... Use mangueiras ou tubos... Essa pressão mínima, se o diâmetro for pequeno, significa que são necessárias paredes grossas

Mas se o exaustor for grande, está apenas a dirigir o fluxo de gás.

Se o exaustor da cozinha for diretamente para o exterior, também não há problema.

Algumas casas de banho só enviam o ar para o telhado, mas a menos que se vá para o telhado para ter um cigerrettte, não há problema.

As ventoinhas nem sequer têm de estar ligadas. Se for para o exterior... Basta subir um pouco a mangueira. Ou para o exterior, onde pode ir diretamente para cima. O hidrogénio não tem cheiro, penso que não. Posso estar enganado.

Se for produzido muito hidrogénio, pode transportar algum do solvente líquido com ele. Co-vaporiza-se. Se isso cheirar mal, é preciso fazer ajustes para ter em conta a grande escala.

Sugiro que se faça uma simulação de tudo para saber com o que se está a lidar

Uma reação mais pequena torna os problemas mais pequenos. Depois, pode decidir o que realmente precisa.

O hidrogénio é bastante seguro no exterior, desde que não haja fonte de ignição.



É com os gases que descem e se prolongam que temos de nos preocupar, porque nem sequer sabemos que estão lá.

Se cheirar mal depois de um pequeno teste. Terá de esfregar o gás.

Aqui está um vídeo de uma pessoa que utiliza um aspirador de água como purificador. Terás de fechar a tampa. E um tubo a partir da tampa que permita direcionar o hidrogénio para o exterior.



Fiquem bem
 

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
545
Reaction score
298
Points
63
também a peneira de cobre tem a propriedade mágica de impedir a passagem de chamas
 

sharetea

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 19, 2023
Messages
19
Reaction score
8
Points
3
Obrigado por isso...
 
View previous replies…

sharetea

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 19, 2023
Messages
19
Reaction score
8
Points
3
Como é que isso funciona? Onde posso encontrar uma explicação
 

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
545
Reaction score
298
Points
63
Não sei, mas ouvi de um professor conceituado, com vasta experiência em química industrial, que colocar um crivo fino de cobre na saída de gás de um material inflamável bloqueia a entrada da chama no sistema. Eu coloquei este tipo de crivo, mas tive mais cuidado para não ter uma fonte de ignição, por isso nunca tive a infeliz oportunidade de ver a sua eficácia.
 

sharetea

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 19, 2023
Messages
19
Reaction score
8
Points
3
Interessante, gosto de conhecimentos obscuros... Preciso de pensar melhor sobre isto.

Quero seguir esta tangente para onde quer que ela leve. Mas não sei que termo usar para começar esta pequena viagem. É sempre a gíria de encontrar a palavra certa para procurar as respostas que procuramos...

Ele referiu-se a ela como "peneira", talvez "retardador de chama"?
 

sharetea

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 19, 2023
Messages
19
Reaction score
8
Points
3
Estou a procurar e a procurar... E apercebi-me... Tínhamos uma rede de arame para o escopo alto. E bicos de bunsen por baixo. E, como é óbvio, não passa... Que raio...
 

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
545
Reaction score
298
Points
63
precisa de ser uma rede de arame de cobre
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,692
Solutions
3
Reaction score
2,817
Points
113
Deals
1

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
545
Reaction score
298
Points
63
um gerador eletrolítico de H2 é o melhor se for utilizado para reduções catalíticas heterogéneas como com Pd/C
 
Top