Síntese do precursor da cetamina

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1

Introdução

A 2-(2-Clorofenil)-2-hidroxiciclohexanona (cas 1823362-29-3) é um precursor na síntese simples da cetamina. Esta síntese tem menos etapas do que a sínteseclássica de cetamina a partir de brometo de ciclopentilo e o-clorobenzonitrilo e um rendimento um pouco maior. Além disso, é possível enviar a 2-(2-Clorofenil)-2-hidroxiciclohexanona como substância legal para o estrangeiro.

Equipamento e material de vidro.

  • Balão de fundo redondo de 3 L;
  • Balão de fundo redondo de três gargalos de 2 L ou 100 mL (consoante o método 1 ou 2);
  • Suporte para retorta e pinça para fixar o aparelho;
  • Agitador magnético com placa de aquecimento;
  • Vareta de vidro e espátula;
  • Máquina Rotovap;
  • Kit decromatografia flash (coluna intermédia e sílica-gel de 60 ± 120 mesh);
  • Fonte de vácuo;
  • Condensador de refluxo;
  • Balão de azoto ~15-20 L (1 barr);
  • Funil de 500 mL;
  • Funil de separação de 1 L;
  • 250 mL x2; 500 mL x2; 1 L x2; 5 L x2 Béqueres;
  • Banho de água gelada;
  • Aparelho Dean-Stark;
  • KitTLC;
  • Balança de laboratório (0,01-100 g é adequada) [depende da carga de síntese];
  • Papel indicador de pH;
  • Fichas de ebulição;
  • Garrafas de medição de 1 L e 150 mL;
Reagentes:
  • Cinco cristais de Iodo (I2);
  • 3,65 g, 150 mmol Magnésio (Mg) ;
  • 1250 mL de tetrahidrofurano (THF) seco;
  • 23,90 g, 125 mmol 1-Bromo-2-clorobenzeno (1);
  • 9,80 g, 100 mmol Ciclo-hexanona;
  • ~50 g Cloreto de amónio (NH4Cl);
  • ~1,2 L Água destilada (H2O);
  • ~50 g de cloreto de sódio;
  • ~200 g Sulfato de magnésio (MgSO4) anidro;
  • ~ 1200 mL Hexano;
  • ~ 120 mL Acetato de etilo;
  • 520 mL Acetona;
  • 12,5 mL Ácido acético;
  • 16,60 g, 105 mmol Permanganato de potássio (KMnO4);
  • ~ 200 mL Solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4) a 12,5%;
  • 10,20 g, 120 mmol Nitrato de sódio (NaNO3);
  • 800 mL Éter dietílico (Et2O);
  • ~200 mL de hidróxido de sódio aq. (NaOH);
  • Método A:
    • 2,10 g, 11 mmol de ácido p-toluenossulfónico (PTSA);
    • 500 mL de Tolueno;
    • 1,5 L de diclorometano;
    • 500 mL de bicarbonato de sódio, 10 % aq. (NaHCO3);
  • Método B:
    • 0,80 g, 2,0 mmol Hidrogenossulfato de 1-metil-3-[2-(dimetil-4-sulfobutil-amónio) etano] imidazólio [MSIHS];

Procedimento

TK9ZEmSnr4

Síntese do 1-(2-clorofenil)-ciclo-hexano-1-ol (3)
Cinco cristais de iodo foram adicionados a uma mistura de magnésio (3,65 g, 150 mmol) num balão de fundo redondo de 3 L com 500 mL de tetrahidrofurano seco (THF). A mistura foi refluxada durante 2 h sob atmosfera de N2 e arrefecida à temperatura ambiente. A solução de 1-bromo-2-clorobenzeno (1) (23,90 g, 125 mmol) em 250 mL de THF seco foi adicionada gota a gota à mistura. A mistura reacional foi novamente agitada à temperatura ambiente durante 2 h sob atmosfera de N2. Subsequentemente, uma solução de ciclohexanona (9,80 g, 100 mmol) em 500 mL de THF foi adicionada gota a gota à mistura reacional. A mistura foi agitada à temperatura ambiente durante 24 h sob N2. Em seguida, foi vertida para uma mistura de gelo picado e cloreto de amónio. A camada orgânica foi separada e lavada com água e salmoura. Secou-se sobre MgSO4 anidro. O solvente foi evaporado por um evaporador rotativo para obter 1-(2-clorofenil)-ciclo-hexano-1-ol (3) como produto bruto. A purificação do produto por cromatografia em coluna de gel de sílica (20:3 hexano/acetato de etilo) produziu o álcool puro como líquido oleoso amarelo com 82 % de rendimento.
V9g2S7UxZs
Síntese do 1-(2-clorofenil)-ciclo-hexeno (4)
Método A: Síntese do 1-(2-clorofenil)-ciclo-hexeno (4) na presença de ácido p-toluenossulfónico (PTSA): O álcool sintetizado (3) (21,05 g, 100 mmol), o ácido p-toluenossulfónico (2,10 g, 11 mmol) e 500 mL de tolueno foram adicionados a um balão de 2 L de três gargalos equipado com um condensador de refluxo e o aparelho Dean-Stark. A mistura reacional foi agitada a 110 °C durante 10 h sob atmosfera de N2. O progresso da reação foi monitorizado por cromatografia em camada fina (TLC). Após a conclusão da reação, o tolueno foi removido por evaporador rotativo sob pressão reduzida. Foram adicionados 1,5 L de diclorometano e 500 mL de NaHCO3 (10 %). A camada orgânica foi separada e seca sobre MgSO4 anidro. Por fim, evaporando o solvente e purificando-o por cromatografia em coluna de gel de sílica (hexano), obteve-se o 1-(2-clorofenil)-ciclo-hexeno como um líquido incolor puro (88 % de rendimento).

Método B: Síntese do 1-(2-clorofenil)-ciclo-hexeno (4) na presença de hidrogenossulfato de 1-metil-3-[2-(dimetil-4-sulfobutil-amónio) etano] imidazólio O álcool sintetizado (3) (21,05 g, 100 mmol) e o sulfato de hidrogénio de 1-metil-3-[2-(dimetil-4-sulfobutil-amónio) etano] imidazólio [MSIHS] (0,80 g, 2,0 mmol) foram carregados para um balão de três gargalos de 100 mL equipado com um condensador de refluxo e um aparelho Dean-Stark. O balão foi aquecido a 90 °C e mantido à mesma temperatura durante 30 minutos. A evolução da reação foi monitorizada por TLC. O produto (1-(2-clorofenil)-ciclohexeno) foi separado simplesmente por extração com hexano (2 x 25 mL) e seco sobre MgSO4 anidro. Finalmente, por evaporação do solvente e purificação com uma cromatografia em coluna de gel de sílica (hexano), o 1-(2-clorofenil)-ciclo-hexeno (4) foi obtido como um líquido incolor puro (97 % de rendimento).
KSi4hagXZI

Síntese da 2-(2-clorofenil)-2-hidroxiciclo-hexano-1-ona (5)
O 1-(2-clorofenil)-ciclohexeno (4) (14,40 g, 75 mmol) foi adicionado a uma mistura de 150 mL de H2O e 370 mL de acetona num balão de fundo redondo de 3 L. Adicionou-se ainda ácido acético (12,5 mL) à mistura reacional e agitou-se durante 45 min à temperatura ambiente. Em seguida, KMnO4 (16,60 g, 105 mmol) dissolvido em 37,5 mL de H2O e 150 mL de acetona foi adicionado gota a gota à mistura de reação. A mistura foi agitada durante 1 h à temperatura ambiente. O progresso da reação foi monitorizado por TLC. Subsequentemente, adicionou-se lentamente uma solução de ácido sulfúrico:H2O (75:600 ou 12,5%) e agitou-se durante 30 minutos à temperatura ambiente. Adicionou-se NaNO3 (10,20 g, 120 mmol), agitou-se durante 30 minutos à temperatura ambiente e adicionaram-se 800 mL de éter dietílico. A camada orgânica foi neutralizada com NaOH. Após a separação da camada orgânica, esta foi seca com MgSO4. Finalmente, a evaporação do solvente através de evaporador rotativo e a purificação do produto através de cromatografia em coluna de gel de sílica (20:3 hexano/acetato de etilo) produziu 2-(2-clorofenil)-2-hidroxi ciclohexano-1-ona (5) como líquido amarelo (rendimento, 85 %).
ZmMxJXUt3T

 
Last edited:

malayboy

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 15, 2022
Messages
58
Reaction score
35
Points
18
oi senhor, quero perguntar que tipo de máquina rotovap é necessária para esta síntese, com ou sem condensador no topo e o componente semelhante ao condensador do meio é necessário? como as imagens abaixo:

Bv78eR4HhW
ADguCKN9rO




e o aparelho Dean-Stark, é necessário um termómetro no topo do balão ou não? imagens abaixo


7CXNhl1t6q
ByYoPeXQqB




no futuro, posso escrever-lhe por PM para mais perguntas sobre esta síntese? penso que seria mais conveniente
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Precisa de um rotovap com condensador, mas simples. Consulte o manual do Rotovap na secção FAQ. O da esquerda parece-me bem, mas não vejo uma torneira no topo do condensador (talvez esteja noutro lado).
Pode colocar um termómetro no balão de três gargalos.
sim
 
Last edited by a moderator:

darkmatter7

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 3, 2022
Messages
26
Reaction score
12
Points
3
Não relacionado: mas penso que os sintetizadores sujos deixam precursores nos lotes de cetamina de rua - vemos estes dados muitas vezes no drugsdata.com, e estes precursores contribuem fortemente para os problemas urinários e da bexiga que os grandes consumidores de cetamina relatam.
 

malayboy

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 15, 2022
Messages
58
Reaction score
35
Points
18
Se bem entendi, quer dizer que as pessoas estão a consumir precursores diretamente?
 

darkmatter7

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 3, 2022
Messages
26
Reaction score
12
Points
3
Não é essa a intenção, mas devido à falta de sintetizadores, isso está a acontecer. Verificar wedinos ou drugsData
 

malayboy

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 15, 2022
Messages
58
Reaction score
35
Points
18
os viciados são demasiado secos e o vendedor não quer saber, razoável
 

adroitsynth

Don't buy from me
New Member
Joined
Jul 23, 2022
Messages
4
Reaction score
0
Points
1
Alguém já efectuou esta síntese?

Estou interessado em obter e comprar este precursor.
 

ADATA

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 6, 2022
Messages
21
Reaction score
7
Points
3
Estou interessado nisto
quem tem isto
Quero comprar

Por favor, contacte-me
 

Sciencenutz

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 29, 2023
Messages
47
Reaction score
12
Points
8
A que temperatura se deve manter a reação quando se goteja? Manter a reação a cerca de 20-30ºC deve ser suficiente?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Olá. Seria bom se escrevesse um pouco mais de informação na sua pergunta. É muito difícil responder a uma pergunta tão pouco clara. Refere-se a este passo?
 

Sciencenutz

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 29, 2023
Messages
47
Reaction score
12
Points
8
A solução de 1-bromo-2-clorobenzeno (1) (23,90 g, 125 mmol) em 250 mL de THF seco foi adicionada gota a gota à mistura

Subsequentemente, uma solução de ciclohexanona (9,80 g, 100 mmol) em 500 mL de THF foi adicionada gota a gota à mistura reacional

KMnO4 (16,60 g, 105 mmol) dissolvido em 37,5 mL de H2O e 150 mL de acetona foi adicionado gota a gota à mistura reacional

Estes 3 passos mantêm-se abaixo de 30c?
 

adroitsynth

Don't buy from me
New Member
Joined
Jul 23, 2022
Messages
4
Reaction score
0
Points
1
Também estou interessado em obter
 

asdf

Don't buy from me
New Member
Joined
Jun 12, 2023
Messages
2
Reaction score
0
Points
1
Hidrogenossulfato de 1-metil-3-[2-(dimetil-4-sulfobutil-amónio) etano] imidazólio [MSIHS], como obter?
 

Sherry

Don't buy from me
New Member
Joined
May 21, 2024
Messages
1
Reaction score
0
Points
1
Olá senhor, não percebo qual é a quantidade de ''Five crystals of Iodine (I2)'' Quantos gramas de iodo são necessários?
 
Top