Não me interessa o jogo da percentagem de rendimento, uma vez que é tudo conversa de margens. Explicarei a seguir.
Quanto à sua pergunta: quando feito corretamente, é possível obter ~55%.
O processo de acidificação é mais ou menos o mesmo.
Veja o
vídeo (e o tópico), e o
novo tópico
Mais do que os rendimentos, o que me interessa são as falhas. E no acetato de etilo (ainda mais do que no DCM), o risco de falhar é maior. Quando se utiliza o acetato de etilo como solvente da reação, a acidificação pode resultar numa confusão escura e/ou na ausência de precipitado (+ um caixote do lixo cheio). Em termos de rendimento, isso é 0.
Qualquer outro método que dê apenas 30% de rendimento, mas que seja mais robusto, é claramente um vencedor, na minha opinião.
No entanto, o acetato de etilo é um salva-vidas quando se utiliza DCM como solvente de reação, para substituir a acetona na acidificação, o que reduz a quase
zero a possibilidade de haver tinta de cor viva no produto.
Mas isso tem um preço, que é (quando não se tem algum equipamento de secagem profissional) mais difícil de secar o seu produto de forma atempada e correta, causando crostas coloridas que precisam de ser removidas antes da cristalização (ou apenas esmagadas, mas é melhor cortá-las (o interior é um pó branco, mas húmido).