O guia do TheVacuumGuy para a construção de uma bomba de vácuo multiuso.

TheVacuumGuy

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
61
Bomba de vácuo multiuso

by the VACUUM guy

O que é?

As bombas de vácuo são um equipamento bastante caro, além de ser necessário tomar muito cuidado para não quebrá-las devido a gases, ácidos e assim por diante.

Neste guia, descreverei como construir a sua própria, por uma fração dos custos, e com benefícios adicionais:

• tem um desempenho muito razoável. pode ferver água em temperatura ambiente

• é resistente a produtos químicos

• é capaz de bombear fluidos (de sua mistura de reação ou água de um banho quente/frio)

• pode ser usado como um purificador de gás.

• Atinge uma pressão baixa o suficiente para ferver água em temperatura ambiente.

• Controle a força usando um botão.

Temp F
Temp. C
Microns
inHg
PSIA
EBULIÇÃO DA ÁGUA
212
100
759,968
0.00
14.696
MÉDIA DE DISPOSITIVOS
76
24.44
22,860
29.02
0.442
DISPOSITIVO MAX
59
15
12,700
29.42
0.245

Materiais necessários

1 - Uma bomba de água. Não compre barato na Amazon! Pague um pouco mais por um material bom!

Certifique-se de que ela seja de 12v (ou 24v). Opte por uma pressão mais alta em vez de uma vazão mais alta. Uma vazão de cerca de 5 a 8 L/m é suficiente. Mas a pressão deve ser de pelo menos 5 bar/80 psi. As bombas da Amazon quebram na primeira semana. Essas bombas mais caras duram anos! ( e eu já bombeei quase tudo (bromo, solução de piranha, etc.). As bombas também não quebram quando estão secas.

.

R3gsJ1CWSP

2 - Uma caixa plástica, como a Curver ou algo do gênero.
Recomenda-se levar o modelo mais alto. Dimensões em média:
w: 30cm x p: 35cm x h: 40cm

DzmQINqgB8

3 - Mangueiras . Também não é barato. Peguei uma mangueira de EPDM para gasolina com tamanho interno de 10 mm. Cerca de um metro ou quatro deixam alguma margem de erro.

Wq3sAbanlh

4 - Bomba de jato de água. Ou bomba ventauri. Não deve custar mais de 50 euros. Escolha PTFE!
Certifique-se de que ela tenha um adaptador, para que você possa substituir o conector de parafuso por um "conector de mangueira

ScLUpDofrd

5 - Fonte de alimentação. Isso pode ser (diferentemente do ponto 1) perfeitamente comprado na Amazon. Certifique-se de que você tenha a melhor amperagem, ou seja, 30V-10A em vez de 60V-5A ou 120V-3A

9pSkNaiotL

6 - Opcional, mas foi o que eu fiz. Alguns racks

3CJAirz0tD
9a2S0CmviM

7 - Fiação e mangueira de vácuo (de silicone, por exemplo) de 10 mm. E braçadeiras para mangueiras (as que têm porca borboleta são mais convenientes)

Pd4NaUeLOG
4epdLh8VNB
WQVCLRyKAk

"Vista lateral "esquemática

O rack visto de lado, com o motor embaixo, no chão.

Na primeira bandeja, vem a caixa de plástico do curvador.

Na segunda bandeja, vem a unidade de fonte de alimentação.

A caixa de curvatura pode ser facilmente esvaziada, bastando puxar os dois orifícios para fora dela e
puxe-a para fora. Em seguida, com água fresca, empurre-a novamente e deixe as mangueiras voltarem para a água.

- Quando for necessária uma pressão realmente baixa, você pode colocá-la em esteroides adicionando uma carga de cubos de gelo à água.
- Você pode adicionar bicarbonato de sódio à água para funcionar como um neutralizador
- Você pode usar a linha de vácuo com algum adaptador para capturar o gás de saída do seu aparelho em vez de uma mangueira para o exterior.

NÃO use isso TAMBÉM para resfriar seus condensadores!

C4pWx0qlvR

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Solutions
4
Reaction score
1,096
Deals
1
Que tipo de venturis vocês usam? Quando eu os examinava, parecia que as opções eram US$ 20 por um de plástico ou US$ 300 por um de metal de marca científica

TheVacuumGuy

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
61
Ptfe um . Assim

ZBdf95hb7a

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Solutions
4
Reaction score
1,096
Deals
1
Eu queria saber se os de plástico conseguiriam fazer um vácuo utilizável, e sim, eles conseguem. Os aspiradores de vidro e metal podem REALMENTE PUXAR UM VÁCUO se você usar gelo. Vi que um aspirador de plástico pode atingir 150 mm/hg (a pressão atmosférica é de 760 mm/hg) e alguns caros podem puxar até 50 mm/hg, -13,7 psi. Acho que você mencionou não resfriar a água, mas a pressão de vapor da água determina a quantidade de vácuo que ela pode puxar, portanto, a água fria faria com que ela puxasse com mais força, mas não vejo razão para que você precise disso

TheVacuumGuy

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
61
I did mention ice for real power. I built mine 14 months ago and I've used ice 2 times (for testing). Why would I need to go sub millibar ?

With metal ones, try pumping some acid through it and see what happens.

And glass one is not for me. I'm the guy needing to weekly order some glassware that I broke 🤭

All in all, this works perfectly for nearly all use cases. Actually I use it the most to pump water from my reaction mixture, or pump the mixture itself to another flask. And of course vacuum filtration. And all this without the need for all sorts of traps

Here are the details of this plastic unit I have . 16/24 mbar is more than sufficient imho for a home chemist.

And the water consumption is 0 since you recirculate it

Water consumption approx. 190 l/h at 3.5 bar flow pressure
Suction capacity approx. 400 l air/h at 3.5 bar flow pressure
Max. vacuum at 3.5 bar water pressure approx. 16 mbar at +12 °C
approx. 24 mbar at +20 °C
Length of water jet pump with R3⁄4″ connection approx. 210 mm

Last edited: