SBX-Me: composto promissor contra overdoses de opioides sintéticos

Paracelsus

Addictionist
Reaction score
234
XPFQYmUdsj

Um estudo intitulado "Evaluation of Subetadex-α-methyl, a Polyanionic Cyclodextrin Scaffold, as a Medical Countermeasure against Fentanyl and Related Opioids" revelou uma nova e promissora ferramenta na luta contra a overdose de opioides. Publicado por pesquisadores do Lawrence Livermore National Laboratory, o artigo apresenta o Subetadex-α-metil (SBX-Me), um composto à base de ciclodextrina que pode oferecer uma nova abordagem para atenuar os efeitos do fentanil e seus potentes análogos, como o carfentanil e o remifentanil.

A crise dos opioides continua a devastar comunidades em todo o mundo, e os opioides sintéticos, como o fentanil, desempenham um papel importante devido à sua potência e facilidade de produção ilícita. As contramedidas atuais, como a naloxona e a naltrexona, funcionam bloqueando os receptores de opioides, mas são necessárias novas abordagens para lidar com a ameaça em evolução representada por esses opioides sintéticos, especialmente seus análogos ultrapotentes. Nesse contexto, as ciclodextrinas, que são carboidratos cíclicos conhecidos por sua capacidade de formar complexos de inclusão com várias moléculas, surgiram como uma possível classe de compostos capazes de neutralizar essas drogas antes que elas possam exercer seus efeitos tóxicos.

KHg3Wqn7FK
A SBX-Me é uma estrutura de ciclodextrina modificada projetada para se ligar ao fentanil e a opioides semelhantes. O estudo demonstra que o SBX-Me não só não é tóxico, como também reduz efetivamente o tempo de recuperação em modelos animais expostos a doses subletais de fentanil, carfentanil e remifentanil. De forma notável, os ratos tratados com SBX-Me após a exposição ao fentanil apresentaram uma redução no tempo de recuperação de cerca de 35 minutos para 17 minutos. Reduções semelhantes foram observadas para o carfentanil e o remifentanil, ressaltando o potencial da SBX-Me como uma contramedida médica de amplo espectro contra os opioides sintéticos.

Os dados farmacocinéticos do estudo indicam que o SBX-Me é rapidamente eliminado do corpo, com uma meia-vida de eliminação de aproximadamente 7,4 horas e acúmulo mínimo nos principais órgãos. É importante ressaltar que o SBX-Me aumentou a meia-vida de eliminação do fentanil e do remifentanil, apoiando ainda mais a hipótese de que o composto forma um complexo com esses opioides, alterando assim sua farmacocinética e reduzindo potencialmente sua toxicidade.

Essa pesquisa abre a porta para outras investigações com o objetivo de desenvolver o SBX-Me e compostos semelhantes como defesas de primeira linha em cenários de overdose. Enquanto os tratamentos existentes, como a naloxona, competem diretamente com os opioides pela ligação ao receptor, a SBX-Me funciona sequestrando as moléculas de opioides, impedindo-as de atingir seus alvos e neutralizando seus efeitos de uma maneira diferente. O estudo também destaca a necessidade de pesquisas adicionais para entender melhor as interações de ligação entre a SBX-Me e os opioides, o que poderia refinar ainda mais sua eficácia como tratamento de overdose.

Em resumo, a SBX-Me representa um desenvolvimento empolgante nas contramedidas contra opioides, oferecendo um novo método para combater a crescente ameaça representada pelos opioides sintéticos. Como a crise dos opioides continua, inovações como a SBX-Me são essenciais na batalha contínua para reduzir as mortes por overdose e oferecer ferramentas mais eficazes. Essa descoberta é um avanço significativo, mas é necessário mais trabalho antes que a SBX-Me possa ser implantada como uma intervenção generalizada.

Para obter mais detalhes, o estudo completo está disponível no link do artigo: https://doi.org/10.1021/acscentsci.4c00682

Se você se interessar por essas publicações, por favor, reaja e deixe comentários. Isso será um sinal para eu continuar.