Síntese de benzaldeído a partir de álcool benzílico

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1

Introdução

O procedimento abaixo descreve a oxidação do álcool benzílico a benzaldeído em alto rendimento usando ácido nítrico aquoso como oxidante. Outros métodos de oxidação do álcool benzílico a benzaldeído são bem conhecidos, inclusive os que usam clorocromatos, persulfato ou dióxido de manganês ativado. O método é vantajoso pelo fato de proporcionar um alto rendimento ao usar equipamentos relativamente simples e reagentes mais comuns e fáceis de obter do que outros.
QS6CKYbxAt

Equipamento e material de vidro.

  • Balão de fundo redondo, 250 ml;
  • Banho de gelo salgado (-10 °C);
  • Pipeta Pasteur e/ou funil de gotejamento, 100 ml (opcional);
  • Funil de separação de 250 ml;
  • Suporte para retorta e grampo para fixar o aparelho;
  • Agitador magnético (opcional);
  • Béquer de 100 ml (x2) e 200 ml (x2);
  • Cilindro de medição para 100 ml;
  • Balança de laboratório (1 g - 100 g é adequado).

Reagentes.

  • 50 g de ácido nítrico 90% (densidade 1,48 g/ml);
  • 66 g (610 mmol) de álcool benzílico;
  • 30 g de bicarbonato de sódio (NaHCO3);
  • 50 g de sulfato de sódio (NaSO4);
  • 30 g de cloreto de sódio (NaCl);
  • 2 L de água destilada.

Procedimento

50 g (714 mmol) de ácido nítrico a 90% (densidade 1,48 g/ml) foram colocados em um balão de fundo redondo de 250 ml. O ácido nítrico foi resfriado em um banho de gelo salgado (-10 °C) e alguns ml de álcool benzílico (grau técnico ou melhor) foram adicionados ao frasco com uma pipeta Pasteur.
WQ*****hV17C
EUyS7a2RAM
O frasco foi agitado manualmente para misturar os reagentes, e notou-se uma mudança imediata na cor, de amarelo-claro para amarelo-esverdeado brilhante. À medida que mais álcool benzílico foi adicionado, uma camada superior se separou e a cor dessa camada gradualmente se aprofundou para um azul-esverdeado intenso. Também foi observada a liberação de vapores de óxido de nitrogênio marrom. A essa altura, o aroma clássico do extrato de amêndoa já estava pesado no ar entre as adições.

A cada adição adicional de álcool benzílico e com a agitação da mistura, a cor desaparecia e se tornava amarela leitosa, mas, depois de deixada reagir, a cor azul retornava; a mudança de cor era usada para acompanhar a reação, com cada adição de álcool benzílico ocorrendo depois que a camada superior recuperava a coloração incomum. Com alguma dificuldade, consegui fazer com que a luz passasse através da mistura verde-escura o suficiente para tirar uma foto.
VMUe6Qdgp2
BGgnzOAXwR
Um total de 66 g (610 mmol) de álcool benzílico foi adicionado ao longo de aproximadamente 4 horas. Embora um banho de gelo e sal tenha sido usado para regular a temperatura no início do experimento, à medida que a reação continua e a concentração de ácido nítrico cai, a reação diminui significativamente e é suficiente realizar o último terço da reação em temperatura ambiente. Para evitar a contaminação do produto de síntese com álcool benzílico, a adição de álcool benzílico foi interrompida quando a cor azul-esverdeada não retornou, pelo menos em sua força total, depois de deixar a mistura da reação descansar por um período de 30 minutos.
AAMFhnzG8u
J8QiyFu2xB
Depois de deixada em repouso durante a noite (recomendo que você mexa durante a noite, se possível) em um recipiente hermético, a mistura de duas camadas foi colocada em um funil de separação (250 ml) e a camada aquosa inferior foi removida. A camada superior foi lavada duas vezes com solução saturada de bicarbonato de sódio, seguida de água destilada e, por fim, parcialmente seca com uma lavagem de cloreto de sódio saturado. A camada superior verde-clara e a camada aquosa tornaram-se imediatamente vermelho-alaranjadas depois que a solução de bicarbonato de sódio foi adicionada pela primeira vez, embora a cor da camada aquosa tenha diminuído visivelmente a cada lavagem sucessiva. A lavagem com salmoura ficou incolor, embora a camada de benzaldeído ainda esteja fortemente colorida.
DvB7tkImQc
XTaBL0P7vf
O benzaldeído bruto, um líquido translúcido laranja-avermelhado, foi colocado em um recipiente pré-pesado com um pouco de sulfato de sódio anidro (NaSO4) e o peso foi registrado como 55,3 g. Se o benzaldeído puro fosse considerado, isso corresponderia a um rendimento de 85% (sujo)! Após o armazenamento prolongado sobre o sulfato de sódio, a cor realmente clareou para uma cor amarela dourada, embora isso não tenha sido retratado.

Discussão

A análise de GC-MS mostrou um cromatograma que continha três picos principais. O maior pico, o benzaldeído, foi medido em 92% da área do pico, com um pico adicional para o álcool benzílico residual que compõe outros 3%. O rendimento final dessa síntese em benzaldeído puro foi de aproximadamente 79%. Essa síntese pode ser ampliada facilmente. Recomendoenfaticamente o uso da destilação a vácuo antes de utilizar essa substância em outras sínteses.

Destilação a vácuodo benzaldeído

Conclusão

Devido à limitação de equipamentos e espaço, essa síntese, embora tenha ocorrido sem grandes problemas ou obstáculos, provavelmente poderia ser aprimorada de algumas maneiras. A agitação magnética e um funil de gotejamento certamente seriam preferíveis a pairar sobre a mistura da reação e agitá-la manualmente, por exemplo. Além disso, use reagentes de nível laboratorial para aumentar o rendimento e diminuir os produtos secundários, se possível.


Oxidação de álcool benzílico a benzaldeído catalisada por ácido em DMSO

Introdução

Um método representado aqui mostra como sintetizar benzaldeído bastante puro a partir de álcool benzílico com rendimento quase quantitativo. Deve-se destacar que esse método não requer ácido nítrico controlado e baixa temperatura em comparação com o método acima. Ambos os métodos são executados aproximadamente no mesmo tempo. No entanto, a abordagem HBr/DMSO produz maior rendimento de benzaldeído de alta pureza.

Equipamento e material de vidro.

Reagentes.

  • Dimetilsulfóxido (DMSO) 9 L;
  • Álcool benzílico 1 L;
  • Ácido bromídrico aquoso (HBr) 48% 1 kg (671,1 ml);
  • Salmoura 9 L (solução saturada de NaCl aq);
  • Solvente adequado (éter, acetato de etila, tolueno, DCM, etc.) para extração 2-3 L;

Oxidação de álcool benzílico a benzaldeído catalisada por ácido em DMSO
de
...

Cuidado: O benzaldeído é uma substância altamente inflamável. Seus vapores são explosivos. Realize a destilação em condições de segurança com um equipamento de proteção individual usando.
VRXQTzxbph

1. Um reator em batelada de 20 L é equipado com um agitador e uma camisa com aquecimento. DMSO 9 L são despejados no reator. Em seguida, despeja-se 1 L de álcool benzílico. O agitador é ligado.
2. Adiciona-se 1 kg de ácido bromídrico (HBr) aquoso a 48% com cuidado e agitação constante.
3. Em seguida, a mistura da reação é aquecida a 100 °C com a camisa de aquecimento. A mistura da reação é agitada a essa temperatura por 4 h.
4. Depois de algum tempo, a mistura da reação é resfriada pela jaqueta até a temperatura ambiente. Adiciona-se 9 L de salmoura (solução saturada de NaCl aq) com agitação constante.
5. Em seguida, um solvente adequado (éter, acetato de etila, tolueno, DCM etc.) para extração, 2-3 L, é despejado no reator com agitação constante.
6. O agitador é desligado. As camadas são separadas. É aconselhável realizar o procedimento de extração duas vezes. A segunda extração pode ser realizada com ½ volume de solvente.
7. O extrato separado (o benzaldeído é dissolvido em um solvente) é destilado em um evaporador rotativo. Usando um vácuo, o extrato é transferido para o evaporador rotativo. O solvente é destilado a uma temperatura máxima de 60 °C. Não é recomendável exceder essa temperatura, independentemente do grau de vácuo. Há risco de explosão dos vapores de benzaldeído. Se o vácuo for alto, a temperatura pode ser reduzida.
8. Após o procedimento de destilação, obtém-se benzaldeído de pureza aceitável de aproximadamente 900 g (95%) no balão de evaporação. Além disso, o benzaldeído pode ser purificado por meio de uma lavagem com solução aquosa de bissulfito de sódio.
 

Attachments

  • avQcrAjbPd.mp4
    15.6 MB · Views: 0
Last edited:

Jack

Don't buy from me
Resident
Joined
Oct 24, 2021
Messages
53
Reaction score
18
Points
8
Você pode me descrever exatamente como purificar por aduto de bissulfito.
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18
Dissolva 0,5 mol de metabissulfito de sódio em uma pequena quantidade de água. Solução quase saturada. Dissolva seu aldeído em x2-x3 volumes de acetato de etila. Coloque tudo em um frasco com agitação mecânica. Espere até obter uma gosma branca espessa. Misture por algumas horas até a conversão completa. Filtre com vácuo e enxágue com acetato de etila fresco.

A camada de água também conterá algum aduto dissolvido, portanto, cabe a você mantê-la ou jogá-la fora.

PS:
Um gás desagradável será liberado durante o processo, portanto, faça-o em um exaustor ou em uma área bem ventilada.
 

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,047
Points
93
adicione uma solução aquosa de álcali, o aduto dá origem a uma cetona
 

Jack

Don't buy from me
Resident
Joined
Oct 24, 2021
Messages
53
Reaction score
18
Points
8
Você pode ser mais específico? Qual deve ser a concentração da solução, quanto volume de solução devo usar para, digamos, 30 gramas de aduto, isso importa?
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18
1 mol de álcali para 1 mol de aduto.
 

Jack

Don't buy from me
Resident
Joined
Oct 24, 2021
Messages
53
Reaction score
18
Points
8
Devo usar uma quantidade molar de 1:1 de base para aduto?
 

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,047
Points
93
Adicione álcali até que todo o aduto insolúvel desapareça, com controle visual.
 

Uliley

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 7, 2022
Messages
5
Reaction score
1
Points
3
NileRed vid lol se você tiver óleo de amêndoa amarga

--https://www.youtube.com/watch?v=a95a0iMOICU--
 

Fenster

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 26, 2022
Messages
92
Reaction score
32
Points
8
Nunca consegui essa cor verde. Não acredito que esse método seja a configuração mais fácil para esse sintetizador. Veja minha versão simplificada.
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
97
Points
28
Como obter 90% de ácido nítrico? Achei que 68% fosse ácido nítrico fumante.
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18
Parece um erro de digitação. Com base na densidade (1,48), é 68...70% ácido. Observe que o uso desse método produzirá uma quantidade significativa de ácido benzoico devido à superoxidação, bem como outros produtos secundários. É melhor que a mistura resultante seja tratada com bissulfito.
 

Fenster

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 26, 2022
Messages
92
Reaction score
32
Points
8
70% é considerado concentrado. Além disso, esse método requer ácido nítrico diluído com uma quantidade catalítica de NaNO2.

Basta procurar no YouTube, há dois trabalhos muito simples. Basta refluir o álcool benzílico em ácido nítrico diluído com uma quantidade catalítica de NaNO2 por 240 minutos a 90 graus Celsius sob forte agitação.
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
97
Points
28
Obrigado, darei uma olhada nos vídeos e tentarei. Um agradecimento especial pelo artigo sobre esse método, é realmente ótimo ver a ciência real estabelecendo as proporções corretas.
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18

Favor corrigir esta linha. Deve ser lida como: 50g de ácido nítrico 68%..70%.
 

Jasonmorales77

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 31, 2023
Messages
42
Reaction score
5
Points
8
Eu só tenho 70% de ácido nítrico, como isso mudaria?
 
Top