Síntese de anfetamina via redução de LAH de 1-fenil-2-nitropropeno

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,047
Points
93
Reagentes:
  • Hidreto de lítio e alumínio (LAH; cas 16853-85-3) 12 g;
  • 1,4-Dioxano 300 ml;
  • 1-fenil-2-nitropropeno (P2NP; cas 705-60-2) 10 g;
  • Solução aq. de hidróxido de sódio (NaOH 25%);
  • Acetona ~50 ml;
  • Ácido sulfúrico ~10 ml;
Equipamento e material de vidro:
Esquema de reação:
*****zcuoRi0F

Síntese:
1. Hidreto de lítio-alumínio (LAH) 12 g são pesados e colocados em um balão de fundo redondo de 1 L com duas bocas.
2. Adiciona-se 200 ml de 1,4 dioxano ao frasco.
3. O frasco é colocado em um agitador magnético e fixado em um suporte de retorta; a barra de agitação é colocada no frasco.
4.
1-Fenil-2-nitropropeno (P2NP) 10 g e 1,4-dioxano 100 ml são misturados em um béquer de 200 ml. A mistura é agitada em temperatura ambiente até que o 1-fenil-2-nitropropeno (P2NP) seja dissolvido.
5. Um funil de gotejamento é instalado no gargalo de um frasco de reação. A
solução deP2NP da etapa 4 é despejada no funil de gotejamento.
6. Uma torneira do funil de gotejamento é aberta e a solução da etapa 4 é despejada gota a gota na mistura da reação.
7. A mistura da reação é agitada em temperatura ambiente por 30 minutos após a adição completa da solução de P2NP.
8.
Ocondensador de refluxo é instalado no frasco e a mistura da reação é refluxada por 1 h.
9. Em seguida, o frasco de reação é resfriado em um banho de água gelada.
10. O LAH é decomposto pela adição lenta de hidróxido de sódio (solução aq. de NaOH a 25%).
11. A suspensão branca resultante é filtrada dos sólidos. A camada orgânica é separada com a ajuda de um funil de separação.
12.
A camada orgânica é evaporada sob pressão reduzida. Obtém-se um óleo amarelo de base livre de anfetamina.
13. O óleo básico livre de anfetamina é dissolvido em um volume x3 de acetona.
14. O ácido sulfúrico (ou ortofosfórico) é adicionado gota a gota com agitação constante até atingir
o pH 6.
15. A mistura é colocada em um freezer por 12 horas.
16. Em seguida, a mistura é filtrada em um balão e funil de Buchner. O sal de sulfato de anfetamina é seco ao ar ou em um
dessecador a vácuo.
 
Last edited by a moderator:

Hans-Dietrich

Don't buy from me
New Member
Joined
Dec 4, 2021
Messages
47
Reaction score
45
Points
18
É uma má ideia adicionar dioxano ao LAH no frasco. Não vai acabar bem.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
O hidreto de alumínio e lítio se dissolve bem em éter (35g/100ml) e dificilmente se dissolve em dioxano (0,1g/100ml). Se você tiver dioxano absolutamente seco, nada acontecerá. Ele tem uma reação violenta com a água (basta um traço). Acho que o dioxano foi usado aqui porque é mais fácil de encontrar do que o éter. Você pode tentar substituir o dioxato por THF, pois ele resolve melhor o LAH (13g/100ml).
 

Hans-Dietrich

Don't buy from me
New Member
Joined
Dec 4, 2021
Messages
47
Reaction score
45
Points
18
Deve ser dioxano muito seco em um ambiente muito seco. É necessário adicionar LAH ao dioxano e não vice-versa. Caso contrário, haverá um pequeno "boom"... Faz sentido usar Et2O seco como Shulgin fez, sim ou THF.
 

ymaaah

Don't buy from me
Resident
Joined
Oct 27, 2022
Messages
156
Reaction score
52
Points
28
éter, você quer dizer éter etílico? o éter etílico é muito perigoso, mas o éter acetato é melhor, não? Então, se você usa dioxano porque o éter etílico é muito inflamável e perigoso, o éter acetato é uma boa maneira, ou você usa dioxano por outro motivo?
 

yuiopjkl

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Mar 14, 2022
Messages
77
Reaction score
44
Points
18
Já vi um vídeo sobre essa síntese antes, mas estava em russo

Se estiver interessado, entre em contato comigo e eu o procurarei
 

T 3

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 8, 2023
Messages
20
Reaction score
6
Points
3
E quanto ao uso de Red-Al e você usaria as mesmas quantidades que usaria LAH ou...? Obrigado 🙏
 

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,047
Points
93
É aconselhável usar um excesso maior por peso, portanto a substituição não é muito conveniente.
 
Top