Não me importo com o jogo de porcentagem de rendimento, pois é tudo conversa de margem. Explicarei a seguir.
Para sua pergunta: quando feito corretamente, é possível obter cerca de 55%.
O processo de acidificação é mais ou menos o mesmo.
Dê uma olhada no
vídeo (e no tópico) e
no novo tópico
Mais do que os rendimentos, eu me preocupo com as falhas. E, no caso do etilacetato (ainda mais do que no DCM), o risco de estragar tudo é maior. Ao usar o acetato de etila como solvente da reação, a acidificação pode resultar em uma bagunça escura e/ou na ausência de precipitado (+ uma lata de lixo cheia). Em termos de rendimento, isso é 0.
Qualquer outro método que ofereça apenas 30% de rendimento, mas que seja mais robusto, é claramente um vencedor, na minha opinião.
No entanto, o etilacetato salva vidas quando se usa DCM como solvente de reação, para substituir a acetona na acidificação, o que reduz a quase
zero a chance de tinta de cor brilhante no seu produto.
Mas isso tem um preço, que é (quando não se tem um equipamento de secagem profissional) mais difícil de secar o produto de forma oportuna e correta, causando crostas coloridas que precisam ser removidas antes da cristalização (ou apenas esmagadas, mas é melhor cortá-las (o interior é um pó branco, mas úmido).